A MISTAGOGIA DO TEMPO COMUM

A MISTAGOGIA DO TEMPO COMUM
- 24 de Janeiro de 2022
- Publicado, 00:00:00
A MISTAGOGIA DO TEMPO COMUM
Olá amados irmãos e irmãs, graça e paz!
Após um período de festividades civis e religiosas, isto é, o tempo do Natal, agora retornamos, liturgicamente, ao tempo ordinário da Igreja, ou seja, o Tempo Comum. Desse modo, impulsionados pelo Batismo do Senhor, somos convidados a aprender com Ele e por Ele, a ser como Ele. Ora, o Tempo Comum é marcado pelos sinais e catequeses (ensinamentos) de Jesus; para tanto, é verdadeiramente uma escola de seguimento!
Vale lembrar que o Tempo Comum é dividido em dois períodos: a primeira parte é iniciada após o Batismo de Jesus e constitui um tempo aprendizado e crescimento de vida, desde o menino-Deus nascido no Natal e manifestado na Epifania. Aprendizado este que, deve produzir frutos no dia-a-dia, contando sempre com a ação do mesmo Espírito Santo que agiu no Batismo do Senhor. Depois, a segunda parte deste tempo, recomeça por volta do 9º Domingo, imediatamente após celebrarmos Pentecostes.
Já que falamos dos sinais de Jesus, podemos também ressaltar os sinais visíveis da liturgia: durante todo este Tempo Comum, os paramentos do padre serão na cor verde. Esta cor, na liturgia, simboliza um tempo de graça e esperança, pois, é o que sentimos quando vemos, por exemplo, as folhas e plantas bem verdes e vivas em nosso jardim. Pois bem, que sejamos vivos de esperança, na certeza de que dias melhores que virão.
Desse modo, peçamos sempre a intercessão de Nossa Senhora, pois, o Evangelho que acompanha o segundo domingo do Tempo Comum (Jo 2,1-11) fala justamente da figura de Maria como medianeira entre Jesus e aqueles que não tinham mais vinho para a festa, isto é, uma analogia evangélica para a falta de amor e esperança (vinho) na vida (festa). Que aprendamos com Nossa Senhora a “fazer tudo o que Jesus nos disser” (citação livre de Jo 2,5). Que Deus nos ajude a viver este tempo rico da Igreja!
A todos, meu abraço virtual fraterno!
Luis Gustavo da Silva Joaquim
Seminarista da Diocese de Jaboticabal