Comunicado Oficial - Decreto Geral

Comunicado Oficial - Decreto Geral

Comunicado Oficial - Decreto Geral

  • 06 de Agosto de 2021
  • Publicado, 11:23:24

 

 

DOM EDUARDO PINHEIRO DA SILVA, SDB

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Jaboticabal – SP 

 

DECRETO GERAL RETORNO GRADUAL DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS COLETIVAS

PROT. Nº 118/2021

 

A todos os que este nosso Decreto virem, saudação e paz.

 

CONSIDERANDO a necessidade de preservar, defender e cuidar da vida, dom e compromisso; 

 

CONSIDERANDO as regras da Fase de Transição do Plano São Paulo de combate à pandemia provocada pelo Novo Coronavírus (COVID-19), sobre o retorno gradual e seguro das atividades;

 

CONSIDERANDO as várias determinações e orientações já emanadas pela Diocese de Jaboticabal, bem como, as medidas já adotadas pelo Executivo Municipal de várias cidades que a compõem;

 

TENDO ouvido o parecer dos Vigários Forâneos em reunião virtual ocorrida em 03 de agosto de 2021, por este Decreto DISPOMOS que:

 

  1. Reuniões, encontros, retiros de pastorais, movimentos, associações e grupos, estão liberados somente em NÍVEL PAROQUIAL, em ambientes próprios da paróquia, desde que haja controle por parte do Pároco/Administrador Paroquial e estejam minunciosamente de acordo com os protocolos emanados pelas autoridades municipais.

 

  1. Os participantes de reuniões, encontros e retiros, mencionados no item anterior, não poderão pernoitar no local onde os mesmos serão realizados. Além disto, haja o mínimo de refeições durante o dia e pouca movimentação organizativa, evitando-se assim qualquer forma de aglomeração e agitação. 

 

  1. As atividades em nível de cidade, forania e diocese, ainda estão suspensas.

 

  1. Após um sério discernimento do Pároco/Administrador Paroquial junto aos catequistas, e se assim acharem por bem, será permitido o retorno dos encontros presenciais de CATEQUESE, desde que, tudo esteja de acordo com os protocolos emanados pelas autoridades municipais. Porém, deverá ser adotado o SISTEMA HÍBRIDO: encontros presenciais e virtuais. Em outras palavras, ainda não será obrigatória a presença física do catequizando, acarretando, com isto, a necessidade de os catequistas organizarem, também, encontros virtuais com aqueles que não puderem ou não quiserem participar, presencialmente. 

 

  1. As orientações referentes ao âmbito litúrgico-sacramental permanecem as mesmas apresentadas em comunicados anteriores.

 

ADEMAIS, informamos que a vigilância constante, a obediência às diretrizes diocesanas, a acolhida às determinações municipais e estaduais, o bom senso e os devidos cuidados continuam essenciais em nossa missão fundamental de preservar a vida do "rebanho" que Deus nos confiou. No mínimo, não podemos abrir mão do álcool em gel, da máscara e do distanciamento.

 

ACIMA DE TUDO, precisamos nos conscientizar, cada vez mais, de que a situação pandêmica, apesar de alguns pequenos sinais de declínio em nosso país, ainda muito nos preocupa, haja vista a propagação rápida das novas cepas e o aumento do índice de infectados em várias partes do mundo, exigindo recuo no que já havia sido liberado.

 

NOTIFIQUE-SE a quem de direito, publique-se e arquive-se

DADO E PASSADO na Cúria Diocesana de Jaboticabal, aos 06 de agosto de 2021, na Festa da Transfiguração do Senhor.

 

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB

Bispo Diocesano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar postagem nas redes sociais: