ORIENTAÇÕES DIOCESANAS PARA CATEQUESE-PANDEMIA

ORIENTAÇÕES DIOCESANAS PARA CATEQUESE-PANDEMIA

ORIENTAÇÕES DIOCESANAS PARA CATEQUESE-PANDEMIA

  • 05 de Fevereiro de 2021
  • Publicado, 12:09:06

ORIENTAÇÕES DIOCESANAS PARA CATEQUESE

EM TEMPOS DE PANDEMIA.

 

          Estas orientações pretendem ajudar as paróquias na tarefa de coordenar a catequese neste tempo de pandemia. Embora se tenha de ter – SEMPRE – em conta as indicações gerais determinadas pelas autoridades de saúde de cada município, cada paróquia está chamada a desenvolver e a potencializar a sua atividade evangelizadora. Que estas palavras, do Diretório para a Catequese recentemente divulgado pela Santa Sé, nos inspirem: “A Igreja encontra-se diante de uma «nova etapa evangelizadora» porque também nesta mudança de época o Senhor ressuscitado continua a fazer novas todas as coisas (cf. Ap 21,5). O nosso tempo é complexo, atravessado por alterações profundas e, nas Igrejas de antiga tradição, fica muitas vezes marcado por fenômenos de afastamento da experiência de fé e da experiência eclesial. O próprio caminho eclesial fica marcado por dificuldades e por exigências de renovação espiritual, moral, pastoral. Ainda assim, o Espírito Santo continua a suscitar nos homens a sede de Deus e, na Igreja, um novo fervor, novos métodos e novas expressões para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.” (DC 38).

ANO CATEQUÉTICO 2020

 

          Todos nós somos testemunhas das dificuldades impostas pela Pandemia do Coronavírus em todas as dimensões de nossas vidas no ano de 2020. Com a catequese não foi diferente. Diante disso, muitas alternativas foram sendo propostas. Algumas com mais e outras com menos êxito, mas todas buscando dar continuidade à transmissão e cultivo da fé de nossos catequizandos e suas famílias. As muitas formas criativas que foram surgindo e sendo vivenciadas dos mais diversos modos e meios nas paróquias, todas tiveram a finalidade de servir como apoio, ajuda, suporte e colaboração, a fim de que o vínculo com nossos catequizandos não se perdesse e a distância em relação à comunidade fosse, em parte, superada e amenizada. Pelo que percebemos, a maioria das paróquias teve ações catequéticas durante o ano de 2020. E merece todo o nosso reconhecimento pela criatividade e iniciativas. É válido, e deve ser considerado assim, que os catequizandos que participaram continuem igualmente a sequência das próximas etapas em 2021.

     A Comissão manteve contato com todos os coordenadores, organizou a Jornada Catequética, reuniões online, indicou formações e disponibilizou material... Neste ano de 2021 continuaremos a caminhada e contamos com a mesma dedicação e apoio de todos.

  • Papa Francisco em uma de suas Catequeses pede aos Catequistas que mantenham a Fé e o ânimo com a Missão e não percam o foco Jesus Cristo.
  • Dom Peruzzo, Bispo Referencial da Catequese na CNBB, nos orienta: Catequistas, não percamos o vínculo com aqueles que nos foi confiado!
  • Dom Eduardo, nosso Bispo Diocesano, enfatizou a importância dos Serviços dos Catequistas, pediu que continuemos perseverantes na missão e destacou que não estamos sozinhos.

 

RETORNO DA CATEQUESE 2021

 

          Já estamos vivenciando 2021, janeiro foi o mês para colocarmos as ideias e o coração em ordem, uma pausa para a mente e para o corpo, para bem caminharmos com nossos projetos, segundo a vontade de Deus. Diante das atuais circunstâncias da pandemia, em nossa Diocese, retornaremos as atividades catequéticas de forma não presencial, ou seja, online; utilizando as ferramentas digitais disponíveis como Zoom, Gomeet, WhatsApp, Faceboock, entre outros. E para os que não têm acesso aos recursos digitais, que uma equipe de Catequistas que não esteja no grupo de risco, assuma a missão de os encontros chegarem a todos. O momento é delicado e, tendo em vista o crescente aumento de contaminação em toda a região, o fato de muitos catequistas serem parte dos chamados grupos de risco e sabendo que a vacina levará um tempo para que todos possam ser imunizados e protegidos, tais fatores nos levaram a tomar esta decisão. Sejamos promotores da VIDA. Antecipamos que, quando o retorno presencial for possível, todos serão comunicados com um protocolo orientando em detalhes a conduta necessária para que esse retorno se dê com a maior segurança possível e que a vida de todos os envolvidos seja sempre preservada.

ORIENTAMOS:

1 - Que as inscrições para a catequese familiar (catequizandos nascidos em 2012) sejam realizadas de acordo com a realidade de cada Paróquia.

2 - As demais fases sejam automáticas.

3 - Marcaremos reuniões foraneas no mês fevereiro com os coordenadores.

4 - 19 de fevereiro às 19:30 -Encontro Diocesano com todos os Catequistas. A experiência Mistagógica do Catequista, com a Irmã Maria Aparecida Barboza ( Colaboradora das Paulinas, Assessora CNBB, e Coordenadora da IVC da Arquidiocese de Porto Alegre).

5 - Que aproveitemos este cenário para pensarmos na possibilidade de a Catequese seguir o Ano Litúrgico, desvinculando verdadeiramente do ano civil (não escolarização).

6- Refletir e vivenciar - Ano de São José - A convocação do “Ano de São José”. Em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco concede um grande presente à Igreja, o “Ano de São José” através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. Esta Carta, como o próprio título sugere, é cheia de afeto. Nasce do coração paternal de Francisco, que deseja, por meio dela, chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus.

7 - Trabalhar o Ano Pastoral Diocesano da Família 2021 – (Plano de Pastoral Diocesano)

8 - Em 19 de março de 2021, a Igreja comemora 5 anos desde a publicação da exortação apostólica “Amoris Laetitia” sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Papa Francisco inaugurará o Ano “Família Amoris Laetitia”, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre. - Em comunhão com o Santo Padre o Papa o Ano “Família Amoris Laetitia” terá propostas para acompanhar e apoiar as famílias, frente aos desafios do nosso tempo.

          A experiência da pandemia destacou o papel central da família como Igreja doméstica e também a importância dos laços entre as famílias, que fazem ORIENTAMOS: da Igreja uma "família de famílias" (AL 87). Por meio das iniciativas espirituais, pastorais e culturais planejadas no Ano “Família Amoris Laetitia” o Papa Francisco pretende dirigir-se a todas as comunidades eclesiais do mundo, exortando cada pessoa a ser uma testemunha do amor familiar.

       Tendo em vista a abertura em 19 de março, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida preparou um folheto informativo para ser compartilhado com as dioceses, as paróquias e as famílias; este pode ser baixado através do site www.amorislaetitia.va

 

ENQUANTO PERDURAR A PANDEMIA

 

          Como não sabemos de que modo toda essa situação da pandemia irá se comportar e muito menos por quanto tempo ela irá perdurar, pedimos a todos os nossos abnegados Catequistas que aproveitemos este tempo para exercitarmo-nos no uso da nossa criatividade, fé e formação. Por parte dos catequistas fortalecer e aprofundar nossa formação permanente através de tantos meios e conteúdo que estão disponíveis e acessíveis a todos. E sobretudo, cultivar e manter o vínculo com os seus catequizandos a fim de revelar, dessa forma, a presença de Deus e a proximidade da Igreja junto deles. Aproveitemos também para aprimorarmos nossos conhecimentos na área digital. Por parte dos catequizandos e suas famílias, também aprofundar a consciência de que a família é uma verdadeira igreja doméstica intensificando os momentos de oração, criando espaços estimuladores para que tal experiência seja vivenciada em todos os lares cristãos. Por fim, exortamos a todos que continuemos firmes na fé e nos preparemos para vivenciarmos o período quaresmal, tempo de recolhimento e oração e aproveitamos para exercitar a prática do jejum, da caridade e da oração, e com alegria, para bem celebrarmos a Festa da Páscoa do Senhor que se aproxima.

 

Saudações em Cristo Jesus, o Mestre, Sacerdote e Pastor.

Comissão Diocesana IVC

 

Padre Bruno César Siqueira

Presidente Comissão IVC

 

Adriane Cristina Peterossi Frasão

Coordenadora Diocesana – IVC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar postagem nas redes sociais: